Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental 2.1.4. 9º ANO
Vejam abaixo os critérios que detalham as habilidades e competências que devem desenvolvidas pelos alunos do 9º Ano:
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Artigo 3º - O desempenho dos alunos no SARESP será usado como critério de seleção para participação no Programa Prontos pro Mundo.
Artigo 4º - O desempenho no SARESP para os alunos do 6º ao 9º ano, poderá ser usado como nota avaliativa do 4º bimestre até o máximo de 50% do resultado do aluno.
Artigo 6º - Os grêmios estudantis das escolas que alcançarem o Status Ouro ou Diamante serão premiados com os seguintes valores: I - R$ 50,00 (cinquenta reais) por aluno que atingir a meta para o Status Ouro; II - R$ 100,00 (cem reais) por aluno que atingir a meta para o Status Diamante.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.1.6.
9º ANO Matemática
●
Reconhecer diferentes representações de um mesmo número racional.
●
Resolver problemas que podem ser modelados por equações do 1º grau, do tipo ax
+ b = c.
●
Resolver problemas associados a sistemas de equações de 1º grau com duas
incógnitas.
●
Reconhecer a reta que representa uma equação linear com duas incógnitas no
plano cartesiano. (ou vice-versa)
●
Localizar números reais na reta numérica.
● Efetuar
cálculos com números reais.
●
Resolver problema envolvendo as operações fundamentais com números reais.
●
Resolver problemas que envolvam porcentagem, no contexto da educação
financeira.
●
Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies
diferentes.
●
Associar uma situação que pode ser modelada por uma função afim ou quadrática a
uma de suas representações (gráfica, tabular ou algébrica).
●
Resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa
entre duas ou mais grandezas.
●
Resolver problemas que podem ser modelados por equações do 2º grau.
●
Reconhecer figuras planas semelhantes, priorizando a semelhança entre
triângulos.
●
Resolver problemas envolvendo relações métricas do triângulo retângulo.
●
Resolver problema envolvendo medidas de tendência central (média, mediana e
moda).
●
Resolver problemas envolvendo a probabilidade de eventos independentes ou
dependentes.
●
Associar a tabela e o gráfico adequado para representação de um conjunto de
dados.
●
Resolver problemas que envolvam dados estatísticos apresentados em tabelas
(simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barra simples ou agrupadas,
pictóricos, de linhas, de setores, histograma ou infográfico).
●
Realizar operações com polinômios (envolve produtos notáveis).
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.2.6.
9º ANO - Língua Portuguesa
●
Identificar o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais
decorrências em material de comunicação impresso ou digital (notícias,
reportagens, fotorreportagens, entrevistas, em tirinhas, memes, charge).
●
Reconhecer os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como metonímia,
eufemismo, polissíndeto, assíndeto, ironia, apóstrofe.
●
Inferir, em textos de diferentes gêneros (tirinhas, charges, memes, gifs etc.)
o efeito de humor, ironia e/ou crítica.
●
Identificar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos
e contra-argumentos em textos argumentativos.
●
Identificar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os
movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação).
● Inferir
efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial:
conjunções e articuladores textuais.
● Inferir
a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de
mundo, em textos literários, considerando a autoria e o contexto social e
histórico de sua produção.
●
Identificar o aposto ou o vocativo em textos variados.
●
Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de
preconceito linguístico.
●
Identificar e reconhecer marcas de expressividade nos gêneros que apresentam a
predominância da descrição a partir do uso de recursos linguísticos.
●
Identificar os elementos básicos de uma narrativa (personagem, enredo,
narrador/eu lírico, espaço, tempo) no gênero conto ou em poemas
narrativos/dramáticos.
●
Reconhecer o emprego de adjetivos para caracterização física ou psicológica de
personagens e/ou para a caracterização de espaço.
●
Identificar os usos e efeitos de sentido do tempo presente ou dos diferentes
pretéritos do modo indicativo.
●
Identificar o sujeito e/ou o predicado em um período simples.
●
Identificar em um texto publicitário (anúncio, propaganda e slogan), o
enunciador, o público-alvo, a finalidade, o espaço de circulação e/ou os
recursos verbais e não verbais utilizados em sua construção.
●
Reconhecer a tipologia textual (descrever, narrar/relatar/expor e argumentar)
usada para a construção de diferentes gêneros.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.3. CIÊNCIAS 2.3.4.
9º ANO
● Reconhecer as mudanças de estado físico da
matéria com base no modelo de constituição microscópica (organização das
partículas), com apoio de imagem.
● Comparar
quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas,
estabelecendo a proporção entre as suas massas.
●
Identificar modelos (moleculares, iônicos, atômicos, por exemplo) que descrevem
a estrutura da matéria e sua evolução histórica; compreender a organização dos
elementos químicos (Classificação Periódica).
●
Compreender fenômenos relacionados à decomposição da luz a partir de situações
e experimentos descritos ou ilustrados.
● Conhecer
os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som
que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
●
Categorizar as radiações eletromagnéticas de acordo com suas características
(suas frequências, fontes e/ou aplicações).
● Avaliar as
implicações do uso das radiações eletromagnéticas em controle remoto, telefone
celular, raio-X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.
●
Compreender como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das
pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações
(dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros)
●
Compreender com base em indicadores que o acesso à Saúde está relacionado à
qualidade de vida de toda a população.
●
Compreender os princípios básicos da hereditariedade e o papel dos gametas na
transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre
ancestrais e descendentes.
●
Compreender a relação entre genótipo e fenótipo e a importância dos fatores do
ambiente na expressão do fenótipo.
●
Compreender 1ª e 2ª Lei de Mendel, relacionando as ideias de Mendel com
Genética e Biotecnologia (OGM -Organismos Geneticamente Modificados, e
Clonagem).
● Comparar
as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin na compreensão da diversidade
biológica.
● Discutir a
evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural
sobre as variantes de uma mesma espécie, e com base na divergência entre
populações da espécie ancestral.
●
Compreender a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de
unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as bacias hidrográficas, as
populações humanas e as atividades a elas relacionados.
● Selecionar
iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da
cidade ou da comunidade, com base em ações de consumo consciente e de
sustentabilidade.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.4. GEOGRAFIA 2.4.4. 9º ANO
● Analisar de que forma a hegemonia
europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de
conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos
e lugares. ● Reconhecer a atuação e influências das corporações internacionais
e organizações econômicas sobre a vida da população em relação ao consumo,
cultura, política, mobilidade, educação entre outros em diferentes regiões do
mundo. ● Identificar fatos e situações referentes à integração mundial
econômica, política e cultural e aos processos de globalização e mundialização.
● Associar o critério da divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do
Sistema Colonial implantado pelas potências europeias às consequências
políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países. ●
Identificar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes
histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia e consequentes processos
de regionalização.
●
Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da
Oceania em seus aspectos populacionais, políticos, ambientais, urbanos e
econômicos.
●
Analisar a formação e as características dos blocos regionais da Europa e Ásia.
●
Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção
agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do
capitalismo financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
●
Identificar a diversidade, as diferenças e desigualdades sociopolíticas e
geopolíticas mundiais a partir de um conjunto de dados ou informações. ● Ler
representações projeções cartográficas, anamorfoses geográficas e mapas
temáticos relacionados às questões sociais, ambientais, econômicas, culturais,
políticas de diferentes regiões do mundo. ● Comparar diferentes regiões do
mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais
representadas em mapas temáticos em diferentes escalas. ● Identificar em mapas
de fluxos, cartogramas, gráficos, tabelas, imagens e textos multimodais, os
fluxos populacionais e de capitais. ● Identificar características
físico-naturais e formas de ocupação e uso da terra em diferentes regiões da
Europa, Ásia e Oceania. ● Identificar aspectos gerais do processo de
globalização em diferentes períodos e lugares.
●
Reconhecer as potencialidades e fragilidades do processo de industrialização em
diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil. ● Analisar os processos de
desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a
partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com
destaque para o Brasil.
●
Comparar indicadores socioeconômicos de países da América Latina e/ou da África
com os de potências tradicionais e potências emergentes na ordem mundial do
pós-guerra. ● Identificar fatos, dados, situações e/ou fenômenos do processo de
globalização em manifestações culturais, políticas, econômicas, ambientais e
sociais, em diferentes lugares. ● Analisar os conflitos e/ou tensões na
contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na
África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.
●
Relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida
e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental com a dinâmica
populacional de diferentes países.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.5. HISTÓRIA
2.5.4. 9º ANO
● Reconhecer os principais aspectos sociais,
culturais, econômicos e/ou políticos da República no Brasil, com destaque para:
como a Proclamação da República foi sentida pelas camadas sociais; quais as
camadas sociais se interessavam na República; o que foi o liberalismo
oligárquico, a política dos governadores e/ou o coronelismo.
●
Identificar os mecanismos e/ou os resultados de inserção dos negros na
sociedade brasileira pós-abolição. ● Identificar as reivindicações de
diferentes grupos sociais (povos indígenas, populações afrodescendentes ou
mulheres) no contexto republicano até a Ditadura Militar. ● Relacionar as
conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos
sociais da sociedade civil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade,
comunidade). ● Relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes
conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder
entre as nações.
●
Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa
e seu significado histórico, com destaque para as causas que levaram à
Revolução. ● Compreender os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a
consolidação dos estados totalitários, suas concepções e as práticas de
extermínio (como o holocausto).
●
Explorar as características do colonialismo no continente africano e asiático
e/ou as lógicas de resistência das populações locais diante do colonialismo no
continente africano e asiático. ● Identificar os processos de resistência e/ou
as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura
civil-militar até a Constituição de 1988. ● Identificar as demandas indígenas e
quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
● Identificar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões
geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses. ●
Identificar as razões do aumento da participação da mulher no mercado de
trabalho, a partir da Revolução Industrial do século XVIII. ● Compreender a
fonte histórica como uma representação do passado, caracterizada por valores e
interesses de seu autor e da época em que foi produzida. ● Relacionar os
conflitos rurais no Brasil contemporâneo à estrutura fundiária brasileira. ●
Compreender o cenário econômico nos EUA e os efeitos da crise econômica de 1929
em escala mundial. ● Compreender o processo que resultou na ditadura
civil-militar no Brasil. ● Relacionar a emergência de questões relacionadas à
memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos. ●
Compreender as consequências da Guerra do Paraguai nas estruturas políticas
e/ou socio-econômicas do Brasil Imperial. ● Compreender a importância do
movimento abolicionista e/ou da imprensa negra para o fim da escravidão e para
a defesa dos direitos das populações afrodescendentes, na transição da do
Império para a República. ● Compreender as transformações urbanas e seus
impactos na produção das desigualdades regionais e sociais, no fim do Império e
na Primeira República, com destaque para: os cortiços e favelas, a urbanização
e a "higienização" e/ou a Revolta da Vacina. ● Compreender o papel do
trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, com destaque
para: a Revolução de 30 e sua ruptura com a República Oligárquica e/ou o Estado
Novo e as Reformas Trabalhistas. ● Compreender a resistência afrodescendentes
no Brasil do pós abolição, com destaque para a Revolta da Chibata e/ou as
questões em torno da Lei Afonso Arinos de 1951. ● Relacionar os conceitos de
imperialismo e neocolonialismo com a Segunda Revolução Industrial e/ou com as
denominadas “Teorias Raciais”.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.6.
LÍNGUA INGLESA 2.6.4.
9º ANO
● Utilizar pronomes relativos para
construir períodos compostos por subordinação.
● Reconhecer sentido implícito em elementos linguísticos
e não linguísticos usados para persuasão em textos da esfera publicitária.
● Empregar os verbos modais should, must, have to, may e
might em situações em que são descritas recomendação, necessidade ou obrigação
e probabilidade.
● Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos
da esfera jornalística.
● Identificar argumentos principais e/ou as evidências
que os sustentam.
● Utilizar conectores indicadores de adição, condição,
oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção textual.
● Empregar formas verbais em orações condicionais dos
tipos 1 e 2 (If-clauses).
● Reconhecer o significado e a função de novas formas de
escrita na constituição das mensagens presentes nos novos gêneros digitais.
● Compreender o sentido global de textos, relacionando
suas principais partes e informações.
● Utilizar formas verbais do futuro para descrever
planos, expectativas e fazer previsões.
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