EE PROF.ÁLVARO JOSÉ DE SOUZA

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quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 - 9º Ano - Mat /L.P/ Ciê/ Geo/Hist./Inglês

 Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental     2.1.4. 9º ANO  

Vejam abaixo os critérios que detalham as habilidades e competências que devem  desenvolvidas pelos alunos do 9º Ano


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RESOLUÇÃO SEDUC N° 65, DE 17 DE SETEMBRO DE 2024

* Certificado de Mérito: alunos com nota igual ou superior a 8,0 
Artigo 3º - O desempenho dos alunos no SARESP será usado como critério de seleção para participação no Programa Prontos pro Mundo.
Artigo 4º - O desempenho no SARESP para os alunos do 6º ao 9º ano, poderá ser usado como nota avaliativa do 4º bimestre até o máximo de 50% do resultado do aluno. 
Artigo 6º - Os grêmios estudantis das escolas que alcançarem o Status Ouro ou Diamante serão premiados com os seguintes valores: I - R$ 50,00 (cinquenta reais) por aluno que atingir a meta para o Status Ouro; II - R$ 100,00 (cem reais) por aluno que atingir a meta para o Status Diamante.  

Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental      2.1.6. 9º ANO   Matemática

● Reconhecer diferentes representações de um mesmo número racional.

● Resolver problemas que podem ser modelados por equações do 1º grau, do tipo ax + b = c.

● Resolver problemas associados a sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas.

● Reconhecer a reta que representa uma equação linear com duas incógnitas no plano cartesiano. (ou vice-versa)

● Localizar números reais na reta numérica.

● Efetuar cálculos com números reais.

● Resolver problema envolvendo as operações fundamentais com números reais.

● Resolver problemas que envolvam porcentagem, no contexto da educação financeira.

● Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes.

● Associar uma situação que pode ser modelada por uma função afim ou quadrática a uma de suas representações (gráfica, tabular ou algébrica).

● Resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas.

● Resolver problemas que podem ser modelados por equações do 2º grau.

● Reconhecer figuras planas semelhantes, priorizando a semelhança entre triângulos.

● Resolver problemas envolvendo relações métricas do triângulo retângulo.

● Resolver problema envolvendo medidas de tendência central (média, mediana e moda).

● Resolver problemas envolvendo a probabilidade de eventos independentes ou dependentes.

● Associar a tabela e o gráfico adequado para representação de um conjunto de dados.

● Resolver problemas que envolvam dados estatísticos apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barra simples ou agrupadas, pictóricos, de linhas, de setores, histograma ou infográfico).

● Realizar operações com polinômios (envolve produtos notáveis).

  

Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental    2.2.6. 9º ANO - Língua Portuguesa

● Identificar o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências em material de comunicação impresso ou digital (notícias, reportagens, fotorreportagens, entrevistas, em tirinhas, memes, charge).

● Reconhecer os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como metonímia, eufemismo, polissíndeto, assíndeto, ironia, apóstrofe.

● Inferir, em textos de diferentes gêneros (tirinhas, charges, memes, gifs etc.) o efeito de humor, ironia e/ou crítica.

● Identificar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos.

● Identificar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação).

● Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

● Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

● Identificar o aposto ou o vocativo em textos variados.

● Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

● Identificar e reconhecer marcas de expressividade nos gêneros que apresentam a predominância da descrição a partir do uso de recursos linguísticos.

● Identificar os elementos básicos de uma narrativa (personagem, enredo, narrador/eu lírico, espaço, tempo) no gênero conto ou em poemas narrativos/dramáticos.

● Reconhecer o emprego de adjetivos para caracterização física ou psicológica de personagens e/ou para a caracterização de espaço.

● Identificar os usos e efeitos de sentido do tempo presente ou dos diferentes pretéritos do modo indicativo.

● Identificar o sujeito e/ou o predicado em um período simples.

● Identificar em um texto publicitário (anúncio, propaganda e slogan), o enunciador, o público-alvo, a finalidade, o espaço de circulação e/ou os recursos verbais e não verbais utilizados em sua construção.

● Reconhecer a tipologia textual (descrever, narrar/relatar/expor e argumentar) usada para a construção de diferentes gêneros.

 

Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental     2.3. CIÊNCIAS     2.3.4. 9º ANO

 ● Reconhecer as mudanças de estado físico da matéria com base no modelo de constituição microscópica (organização das partículas), com apoio de imagem.

● Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

● Identificar modelos (moleculares, iônicos, atômicos, por exemplo) que descrevem a estrutura da matéria e sua evolução histórica; compreender a organização dos elementos químicos (Classificação Periódica).

● Compreender fenômenos relacionados à decomposição da luz a partir de situações e experimentos descritos ou ilustrados.

● Conhecer os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

● Categorizar as radiações eletromagnéticas de acordo com suas características (suas frequências, fontes e/ou aplicações).

● Avaliar as implicações do uso das radiações eletromagnéticas em controle remoto, telefone celular, raio-X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.

● Compreender como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros)

● Compreender com base em indicadores que o acesso à Saúde está relacionado à qualidade de vida de toda a população.

● Compreender os princípios básicos da hereditariedade e o papel dos gametas na transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

● Compreender a relação entre genótipo e fenótipo e a importância dos fatores do ambiente na expressão do fenótipo.

● Compreender 1ª e 2ª Lei de Mendel, relacionando as ideias de Mendel com Genética e Biotecnologia (OGM -Organismos Geneticamente Modificados, e Clonagem).

● Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin na compreensão da diversidade biológica.

● Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, e com base na divergência entre populações da espécie ancestral.

● Compreender a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as bacias hidrográficas, as populações humanas e as atividades a elas relacionados.

● Selecionar iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base em ações de consumo consciente e de sustentabilidade.


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental 2.4. GEOGRAFIA  2.4.4. 9º ANO

 ● Analisar de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares. ● Reconhecer a atuação e influências das corporações internacionais e organizações econômicas sobre a vida da população em relação ao consumo, cultura, política, mobilidade, educação entre outros em diferentes regiões do mundo. ● Identificar fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e cultural e aos processos de globalização e mundialização. ● Associar o critério da divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas potências europeias às consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países. ● Identificar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia e consequentes processos de regionalização.

● Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, políticos, ambientais, urbanos e econômicos.

● Analisar a formação e as características dos blocos regionais da Europa e Ásia.

● Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capitalismo financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

● Identificar a diversidade, as diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais a partir de um conjunto de dados ou informações. ● Ler representações projeções cartográficas, anamorfoses geográficas e mapas temáticos relacionados às questões sociais, ambientais, econômicas, culturais, políticas de diferentes regiões do mundo. ● Comparar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos em diferentes escalas. ● Identificar em mapas de fluxos, cartogramas, gráficos, tabelas, imagens e textos multimodais, os fluxos populacionais e de capitais. ● Identificar características físico-naturais e formas de ocupação e uso da terra em diferentes regiões da Europa, Ásia e Oceania. ● Identificar aspectos gerais do processo de globalização em diferentes períodos e lugares.

● Reconhecer as potencialidades e fragilidades do processo de industrialização em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil. ● Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.

● Comparar indicadores socioeconômicos de países da América Latina e/ou da África com os de potências tradicionais e potências emergentes na ordem mundial do pós-guerra. ● Identificar fatos, dados, situações e/ou fenômenos do processo de globalização em manifestações culturais, políticas, econômicas, ambientais e sociais, em diferentes lugares. ● Analisar os conflitos e/ou tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

● Relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental com a dinâmica populacional de diferentes países.


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental 2.5. HISTÓRIA     2.5.4. 9º ANO

 ● Reconhecer os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e/ou políticos da República no Brasil, com destaque para: como a Proclamação da República foi sentida pelas camadas sociais; quais as camadas sociais se interessavam na República; o que foi o liberalismo oligárquico, a política dos governadores e/ou o coronelismo.

● Identificar os mecanismos e/ou os resultados de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição. ● Identificar as reivindicações de diferentes grupos sociais (povos indígenas, populações afrodescendentes ou mulheres) no contexto republicano até a Ditadura Militar. ● Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais da sociedade civil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade). ● Relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.

● Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico, com destaque para as causas que levaram à Revolução. ● Compreender os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários, suas concepções e as práticas de extermínio (como o holocausto).

● Explorar as características do colonialismo no continente africano e asiático e/ou as lógicas de resistência das populações locais diante do colonialismo no continente africano e asiático. ● Identificar os processos de resistência e/ou as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar até a Constituição de 1988. ● Identificar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura. ● Identificar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses. ● Identificar as razões do aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, a partir da Revolução Industrial do século XVIII. ● Compreender a fonte histórica como uma representação do passado, caracterizada por valores e interesses de seu autor e da época em que foi produzida. ● Relacionar os conflitos rurais no Brasil contemporâneo à estrutura fundiária brasileira. ● Compreender o cenário econômico nos EUA e os efeitos da crise econômica de 1929 em escala mundial. ● Compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil. ● Relacionar a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos. ● Compreender as consequências da Guerra do Paraguai nas estruturas políticas e/ou socio-econômicas do Brasil Imperial. ● Compreender a importância do movimento abolicionista e/ou da imprensa negra para o fim da escravidão e para a defesa dos direitos das populações afrodescendentes, na transição da do Império para a República. ● Compreender as transformações urbanas e seus impactos na produção das desigualdades regionais e sociais, no fim do Império e na Primeira República, com destaque para: os cortiços e favelas, a urbanização e a "higienização" e/ou a Revolta da Vacina. ● Compreender o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, com destaque para: a Revolução de 30 e sua ruptura com a República Oligárquica e/ou o Estado Novo e as Reformas Trabalhistas. ● Compreender a resistência afrodescendentes no Brasil do pós abolição, com destaque para a Revolta da Chibata e/ou as questões em torno da Lei Afonso Arinos de 1951. ● Relacionar os conceitos de imperialismo e neocolonialismo com a Segunda Revolução Industrial e/ou com as denominadas “Teorias Raciais”.


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental  2.6. LÍNGUA INGLESA     2.6.4. 9º ANO

 ● Utilizar pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação.

● Reconhecer sentido implícito em elementos linguísticos e não linguísticos usados para persuasão em textos da esfera publicitária.

● Empregar os verbos modais should, must, have to, may e might em situações em que são descritas recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.

● Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.

● Identificar argumentos principais e/ou as evidências que os sustentam.

● Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção textual.

● Empregar formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (If-clauses).

● Reconhecer o significado e a função de novas formas de escrita na constituição das mensagens presentes nos novos gêneros digitais.

● Compreender o sentido global de textos, relacionando suas principais partes e informações.

● Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos, expectativas e fazer previsões.

 




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