EE PROF.ÁLVARO JOSÉ DE SOUZA

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quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 6 ANO / Mat - L.P - CiÊ - Geo - Hist- Inglês

 Veja abaixo os  critérios que detalham as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos   do 6 ano 


Link para ver as novidades do SARESP

https://youtu.be/QEQPu9I13CU?feature=shared      


RESOLUÇÃO SEDUC N° 65, DE 17 DE SETEMBRO DE 2024

* Certificado de Mérito: alunos com nota igual ou superior a 8,0 
Artigo 3º - O desempenho dos alunos no SARESP será usado como critério de seleção para participação no Programa Prontos pro Mundo.
Artigo 4º - O desempenho no SARESP para os alunos do 6º ao 9º ano, poderá ser usado como nota avaliativa do 4º bimestre até o máximo de 50% do resultado do aluno. 
Artigo 6º - Os grêmios estudantis das escolas que alcançarem o Status Ouro ou Diamante serão premiados com os seguintes valores: I - R$ 50,00 (cinquenta reais) por aluno que atingir a meta para o Status Ouro; II - R$ 100,00 (cem reais) por aluno que atingir a meta para o Status Diamante.  

- Para o 6º ao 8º ano do ensino fundamental: composta por itens de múltipla escolha, envolvendo todas as áreas do conhecimento, com aplicação digital, sendo 80 questões (40 questões por dia), na seguinte distribuição: • LP: 20 • MAT: 20 • ING: 4 • HIS: 10 • GEO: 10 • CIE: 16.

- Para o 9 ano: • LP: 24 • MAT: 24 • ING: 4 • HIS: 10 • GEO: 10 • CIE: 16. - Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada ano da escolaridade, com seus respectivos componentes curriculares.

Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental    .1.3. 6º ANO Matemática

● Comparar elementos de figuras geométricas planas ou espaciais.

● Associar figuras espaciais a suas planificações.

● Resolver problema envolvendo as principais unidades de medida de comprimento, massa, tempo, temperatura e capacidade.

● Comparar números racionais, com ou sem apoio da reta numérica.

● Reconhecer diferentes representações de um mesmo número racional.

● Resolver problemas envolvendo operações fundamentais com números naturais.

● Resolver problema envolvendo as operações fundamentais entre números decimais.

● Classificar números naturais em primos ou compostos.

● Resolver problemas que envolvam as ideias de múltiplo e divisor.

● Resolver problemas envolvendo porcentagem.

● Resolver problemas simples que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade, cujo resultado seja um número natural.

● Resolver problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas.

● Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante.

● Reconhecer ampliação ou redução de figuras com apoio de malha quadriculada.

● Comparar características de polígonos.

● Resolver problema envolvendo área de triângulos ou retângulos ou polígonos que podem ser decompostos por essas duas formas.

● Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

● Resolver problemas significativos que envolvem grandezas de medidas.

● Analisar dados presentes em tabelas e/ou gráficos.  


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental 2.2.3. 6º ANO Língua Portuguesa

 ● Reconhecer o efeito de sentido produzido por figuras de linguagem como onomatopeia, personificação e hipérbole, dentre outras.

● Reconhecer, em poemas, o sentido produzido pelo uso de recursos expressivos sonoros, semânticos, gráfico-espacial e imagens, em sua relação com o texto verbal.

● Identificar crítica ou ironia/ humor presente em tirinhas, memes, charges etc.

● Reconhecer as relações coesivas estabelecidas entre as partes de um texto, identificando substituições lexicais ou pronominais que contribuem para a continuidade do texto.

● Identificar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos.

● Reconhecer os efeitos de sentido de recursos de persuasão empregados em textos publicitários

● Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. (poemas, lendas, cordel, folclore)

● Identificar o efeito de sentido decorrente do uso de artigos, substantivos, adjetivos e pronomes e das categorias de tempo e de modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.

● Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

● Identificar a ideia central em textos de diferentes gêneros, demonstrando compreensão global.

● Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

● Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

● Inferir o sentido das palavras ou expressões desconhecidas na leitura de textos de diferentes gêneros.

 

Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental     2.3. CIÊNCIAS  2.3.1. 6º ANO

 ● Reconhecer fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais, como condutibilidade térmica/elétrica, densidade/ solubilidade ou respostas a forças magnéticas/mecânicas.

● Classificar como reversíveis ou irreversíveis as transformações que ocorrem no cotidiano causadas por aquecimento ou resfriamento.

● Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.), com o apoio de imagem.

● Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

● Compreender alguns processos de conservação de alimentos e como eles funcionam.

● Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

● Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

● Associar os processos de mudança do estado físico da água ao ciclo hidrológico.

● Identificar os componentes básicos de uma célula e/ou suas respectivas funções.

● Identificar os diferentes níveis de organização dos seres vivos por meio de ilustrações.

● Relacionar as estruturas básicas do sistema nervoso (central, periférico e simpático/parassimpático) e suas respectivas funções com o papel na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.

● Reconhecer as principais (partes) estruturas do olho humano envolvidas na captação e interpretação das imagens e compreender as funções dessas estruturas.

● Selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

● Reconhecer os fatores relacionados à saúde dos olhos (impacto das telas; alimentação; proteção UV).

● Reconhecer que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais vertebrados resultam da interação entre os sistemas muscular (estrutura e função dos músculos: liso, cardíaco e estriado), ósseo (identificar os diferentes tipos de ossos do corpo humano e os tipos de articulações) e nervoso (reconhecer o caminho de ação e respostas entre o sistema locomotor e o sistema nervoso).

● Reconhecer a importância da acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida e das pessoas com deficiência.

● Compreender e identificar os tipos de substâncias psicoativas e reconhecer os efeitos de substâncias psicoativas dessas substâncias no funcionamento do sistema nervoso.


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental 2.4. GEOGRAFIA 2.4.1. 6º ANO

● Descrever elementos constitutivos das paisagens e suas modificações em diferentes tempos.

● Reconhecer modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades, com destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes lugares.

● Caracterizar os principais movimentos do planeta e suas respectivas consequências (sucessão de dias e noites, estações do ano, e fusos horários). ● Descrever as camadas da atmosfera, relacionando com circulação geral, zonas climáticas e padrões climáticos.

● Identificar os processos endógenos e exógenos na formação e modelagem do relevo terrestre. ● Identificar os componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas relacionadas à cobertura vegetal, a topografia e a ocupação do solo urbano e rural.

● Explicar a importância da água e de sua disponibilidade para a manutenção das formas de vida no planeta.

● Caracterizar biomas e ecossistemas e seus respectivos padrões climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.

● Identificar as características das paisagens transformadas pela ação antrópica a partir dos processos de urbanização, industrialização e desenvolvimento da agropecuária em diferentes lugares.

● Caracterizar as atividades primárias, secundárias e terciárias e suas transformações espaciais, econômicas, culturais, políticas e ambientais em diferentes lugares.

● Relacionar o processo de urbanização com as problemáticas socioambientais, fatores de vulnerabilidade, riscos e desastres em diferentes lugares.

● Aplicar os pontos cardeais e colaterais e as técnicas de orientação relativas ao sistema de coordenadas geográficas.

● Identificar os elementos do mapa (título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de coordenadas, fontes de informação) em diferentes representações cartográficas.

● Identificar diferentes representações do planeta Terra e da superfície terrestre.

● Relacionar as características do processo de urbanização com a ocorrência de desastres socioambientais (inundações, enchentes, rompimento de barragens, deslizamentos de encostas, incêndios, erosão entre outros) em diferentes lugares.

● Identificar as principais bacias hidrográficas do estado de São Paulo, do Brasil, da América do Sul e do mundo, relacionando com a geração de energia, abastecimento de água e as principais transformações dos espaços urbanos e rurais.

● Identificar eventos provocados pela ação humana relacionados com os fenômenos climáticos (radiação ultravioleta, ilha de calor, aquecimento global, El Nino, La Nina, Efeito estufa e aumento da camada de ozônio).

● Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local, regional e global. 


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental 2.5. HISTÓRIA   2.5.1. 6º ANO

● Identificar as diferentes noções de tempo (cronológico, da natureza e histórico) e/ou as diversas formas de periodização e/ou de notação do tempo (calendários diversos e outros artefatos), a fim de compreender que a organização do tempo é construída culturalmente, de acordo com a sociedade e do seu contexto histórico. ● Identificar a importância das fontes históricas para a produção do saber histórico.

● Identificar as hipóteses científicas para o surgimento da espécie humana tendo em vista sua historicidade. ● Identificar as teorias sobre a origem do homem americano, localizando geograficamente as rotas de povoamento no continente.

● Identificar as diferentes formas de linguagens, registros, técnicas e artes nas sociedades antigas (África, Ásia e Américas), como os Griots, o Egito Antigo e/ou as civilizações da Mesopotâmia. ● Reconhecer a importância das diferentes formas de registro (visual, oral, escrita, audiovisual, material e imaterial) para a transmissão da memória e do conhecimento nas sociedades antigas (África, Ásia e Américas)

● Identificar, a partir de diferentes fontes históricas (cartográficas, visuais e escritas), os espaços territoriais e as principais características das sociedades indígenas da América (astecas, maias, incas e povos indígenas do Brasil).

● Reconhecer características pelas quais as civilizações grega e romana são consideradas como Antiguidade Clássica, tendo em vista o seu legado na tradição ocidental.

● Reconhecer o processo de formação da polis na Grécia Antiga, com ênfase na identificação de alguma(s) característica(s) que expressem determinada(s) particularidade(s) desta forma de organização política.

● Relacionar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e/ou Roma antigas.

● Identificar os legados dos povos da Mesopotâmia e do Mediterrâneo, como do Império Persa ou do Império Alexandrino, e entender a difusão da cultura helênica pelo mundo.

● Identificar as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e da difusão da cultura helênica pelo mundo. ● Relacionar o conceito de “império” no mundo antigo com os processos de expansão, conquista e contatos entre diversas culturas, por meio da análise sobre do Império Romano: as guerras de conquista e expansão, a Pax Romana, e o papel de imperadores marcantes, como Augusto, Claudio, Nero e/ou Trajano.

● Identificar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços, tendo como unidade de análise a passagem da Idade Antiga para o Período Medieval, com destaque algum dos temas: descentralização política, formação e expansão islâmica, configuração do Reino Franco, bem como do próprio conceito de Idade Média. ● Identificar a importância das escritas cuneiforme e hieróglifica dentro das sociedades da Mesopotâmia e do Egito, com destaque para a relação dessas formas de escrita com a organização da tributação

● Compreender a importância da cultura material e/ou da arqueologia para o estudo de sociedades antigas, principalmente daquelas de tradição oral. 


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental  2.6. LÍNGUA INGLESA   2.6.1. 6º ANO

 ● Utilizar expressões empregadas em situações de interação e convívio social.

● Utilizar os pronomes do caso reto na redação de sentenças.

● Empregar cumprimentos formais e informais em diferentes situações de interação social.

● Utilizar o presente do indicativo do verbo to be em situações de identificação de pessoas.

● Empregar pronome adjetivo possessivo na redação de sentenças.

● Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

● Utilizar o tempo verbal do presente simples para descrever rotinas.

● Utilizar o tempo verbal do presente contínuo para descrever ações em progresso. 



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