Veja abaixo os critérios que detalham as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos do 6 ano
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Artigo 3º - O desempenho dos alunos no SARESP será usado como critério de seleção para participação no Programa Prontos pro Mundo.
Artigo 4º - O desempenho no SARESP para os alunos do 6º ao 9º ano, poderá ser usado como nota avaliativa do 4º bimestre até o máximo de 50% do resultado do aluno.
Artigo 6º - Os grêmios estudantis das escolas que alcançarem o Status Ouro ou Diamante serão premiados com os seguintes valores: I - R$ 50,00 (cinquenta reais) por aluno que atingir a meta para o Status Ouro; II - R$ 100,00 (cem reais) por aluno que atingir a meta para o Status Diamante.
- Para o 6º ao 8º ano do ensino fundamental: composta por
itens de múltipla escolha, envolvendo todas as áreas do conhecimento, com
aplicação digital, sendo 80 questões (40 questões por dia), na seguinte
distribuição: • LP: 20 • MAT: 20 • ING: 4 • HIS: 10 • GEO: 10 • CIE: 16.
- Para o 9 ano: • LP: 24 • MAT: 24 • ING: 4 • HIS: 10 • GEO:
10 • CIE: 16. - Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada
ano da escolaridade, com seus respectivos componentes curriculares.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental .1.3.
6º ANO Matemática
● Comparar elementos de figuras geométricas planas ou
espaciais.
● Associar figuras espaciais a suas planificações.
● Resolver problema envolvendo as principais unidades de
medida de comprimento, massa, tempo, temperatura e capacidade.
● Comparar números racionais, com ou sem apoio da reta
numérica.
● Reconhecer diferentes representações de um mesmo número
racional.
● Resolver problemas envolvendo operações fundamentais com
números naturais.
● Resolver problema envolvendo as operações fundamentais
entre números decimais.
● Classificar números naturais em primos ou compostos.
● Resolver problemas que envolvam as ideias de múltiplo e
divisor.
● Resolver problemas envolvendo porcentagem.
● Resolver problemas simples que envolvam o cálculo da
fração de uma quantidade, cujo resultado seja um número natural.
● Resolver problemas que envolvam a partilha de uma
quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e
multiplicativas.
● Associar pares ordenados de números a pontos do plano
cartesiano do 1º quadrante.
● Reconhecer ampliação ou redução de figuras com apoio de
malha quadriculada.
● Comparar características de polígonos.
● Resolver problema envolvendo área de triângulos ou
retângulos ou polígonos que podem ser decompostos por essas duas formas.
● Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em
diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
● Resolver problemas significativos que envolvem grandezas
de medidas.
● Analisar dados presentes em tabelas e/ou gráficos.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.2.3. 6º ANO Língua Portuguesa
● Reconhecer o efeito
de sentido produzido por figuras de linguagem como onomatopeia, personificação
e hipérbole, dentre outras.
● Reconhecer, em poemas, o sentido produzido pelo uso de
recursos expressivos sonoros, semânticos, gráfico-espacial e imagens, em sua
relação com o texto verbal.
● Identificar crítica ou ironia/ humor presente em tirinhas,
memes, charges etc.
● Reconhecer as relações coesivas estabelecidas entre as
partes de um texto, identificando substituições lexicais ou pronominais que
contribuem para a continuidade do texto.
● Identificar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e
argumentos em textos argumentativos.
● Reconhecer os efeitos de sentido de recursos de persuasão
empregados em textos publicitários
● Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos
que constroem a narrativa. (poemas, lendas, cordel, folclore)
● Identificar o efeito de sentido decorrente do uso de
artigos, substantivos, adjetivos e pronomes e das categorias de tempo e de
modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
● Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de
recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
● Identificar a ideia central em textos de diferentes
gêneros, demonstrando compreensão global.
● Analisar, entre os textos literários e entre estes e
outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e
midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos
temas, personagens e recursos literários e semióticos.
● Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades
da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
● Inferir o sentido das palavras ou expressões desconhecidas
na leitura de textos de diferentes gêneros.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.3. CIÊNCIAS 2.3.1. 6º ANO
● Reconhecer fenômenos da vida cotidiana que
evidenciem propriedades físicas dos materiais, como condutibilidade
térmica/elétrica, densidade/ solubilidade ou respostas a forças
magnéticas/mecânicas.
●
Classificar como reversíveis ou irreversíveis as transformações que ocorrem no
cotidiano causadas por aquecimento ou resfriamento.
●
Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais
(água e sal, água e óleo, água e areia etc.), com o apoio de imagem.
●
Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de
misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados
(mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato
de sódio etc.).
●
Compreender alguns processos de conservação de alimentos e como eles funcionam.
●
Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas
heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais
(como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
●
Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao
desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando
impactos socioambientais.
●
Associar os processos de mudança do estado físico da água ao ciclo hidrológico.
●
Identificar os componentes básicos de uma célula e/ou suas respectivas funções.
●
Identificar os diferentes níveis de organização dos seres vivos por meio de
ilustrações.
●
Relacionar as estruturas básicas do sistema nervoso (central, periférico e
simpático/parassimpático) e suas respectivas funções com o papel na coordenação
das ações motoras e sensoriais do corpo.
●
Reconhecer as principais (partes) estruturas do olho humano envolvidas na
captação e interpretação das imagens e compreender as funções dessas
estruturas.
●
Selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
●
Reconhecer os fatores relacionados à saúde dos olhos (impacto das telas;
alimentação; proteção UV).
●
Reconhecer que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais
vertebrados resultam da interação entre os sistemas muscular (estrutura e
função dos músculos: liso, cardíaco e estriado), ósseo (identificar os
diferentes tipos de ossos do corpo humano e os tipos de articulações) e nervoso
(reconhecer o caminho de ação e respostas entre o sistema locomotor e o sistema
nervoso).
●
Reconhecer a importância da acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida
e das pessoas com deficiência.
●
Compreender e identificar os tipos de substâncias psicoativas e reconhecer os
efeitos de substâncias psicoativas dessas substâncias no funcionamento do
sistema nervoso.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.4. GEOGRAFIA 2.4.1. 6º ANO
● Descrever
elementos constitutivos das paisagens e suas modificações em diferentes tempos.
● Reconhecer
modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades, com destaque para
os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes lugares.
●
Caracterizar os principais movimentos do planeta e suas respectivas
consequências (sucessão de dias e noites, estações do ano, e fusos horários). ●
Descrever as camadas da atmosfera, relacionando com circulação geral, zonas
climáticas e padrões climáticos.
●
Identificar os processos endógenos e exógenos na formação e modelagem do relevo
terrestre. ● Identificar os componentes da morfologia das bacias e das redes
hidrográficas relacionadas à cobertura vegetal, a topografia e a ocupação do
solo urbano e rural.
● Explicar a
importância da água e de sua disponibilidade para a manutenção das formas de
vida no planeta.
●
Caracterizar biomas e ecossistemas e seus respectivos padrões climáticos,
hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
●
Identificar as características das paisagens transformadas pela ação antrópica
a partir dos processos de urbanização, industrialização e desenvolvimento da
agropecuária em diferentes lugares.
●
Caracterizar as atividades primárias, secundárias e terciárias e suas
transformações espaciais, econômicas, culturais, políticas e ambientais em
diferentes lugares.
● Relacionar
o processo de urbanização com as problemáticas socioambientais, fatores de
vulnerabilidade, riscos e desastres em diferentes lugares.
● Aplicar os
pontos cardeais e colaterais e as técnicas de orientação relativas ao sistema
de coordenadas geográficas.
●
Identificar os elementos do mapa (título, legenda, escala, orientação,
projeção, sistema de coordenadas, fontes de informação) em diferentes
representações cartográficas.
●
Identificar diferentes representações do planeta Terra e da superfície
terrestre.
● Relacionar
as características do processo de urbanização com a ocorrência de desastres
socioambientais (inundações, enchentes, rompimento de barragens, deslizamentos
de encostas, incêndios, erosão entre outros) em diferentes lugares.
●
Identificar as principais bacias hidrográficas do estado de São Paulo, do
Brasil, da América do Sul e do mundo, relacionando com a geração de energia,
abastecimento de água e as principais transformações dos espaços urbanos e
rurais.
●
Identificar eventos provocados pela ação humana relacionados com os fenômenos
climáticos (radiação ultravioleta, ilha de calor, aquecimento global, El Nino,
La Nina, Efeito estufa e aumento da camada de ozônio).
● Analisar
distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição
dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade
local, regional e global.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.5. HISTÓRIA
2.5.1. 6º ANO
●
Identificar as diferentes noções de tempo (cronológico, da natureza e
histórico) e/ou as diversas formas de periodização e/ou de notação do tempo
(calendários diversos e outros artefatos), a fim de compreender que a
organização do tempo é construída culturalmente, de acordo com a sociedade e do
seu contexto histórico. ● Identificar a importância das fontes históricas para
a produção do saber histórico.
●
Identificar as hipóteses científicas para o surgimento da espécie humana tendo
em vista sua historicidade. ● Identificar as teorias sobre a origem do homem
americano, localizando geograficamente as rotas de povoamento no continente.
●
Identificar as diferentes formas de linguagens, registros, técnicas e artes nas
sociedades antigas (África, Ásia e Américas), como os Griots, o Egito Antigo
e/ou as civilizações da Mesopotâmia. ● Reconhecer a importância das diferentes
formas de registro (visual, oral, escrita, audiovisual, material e imaterial)
para a transmissão da memória e do conhecimento nas sociedades antigas (África,
Ásia e Américas)
●
Identificar, a partir de diferentes fontes históricas (cartográficas, visuais e
escritas), os espaços territoriais e as principais características das
sociedades indígenas da América (astecas, maias, incas e povos indígenas do
Brasil).
●
Reconhecer características pelas quais as civilizações grega e romana são
consideradas como Antiguidade Clássica, tendo em vista o seu legado na tradição
ocidental.
●
Reconhecer o processo de formação da polis na Grécia Antiga, com ênfase na
identificação de alguma(s) característica(s) que expressem determinada(s)
particularidade(s) desta forma de organização política.
●
Relacionar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia
e/ou Roma antigas.
●
Identificar os legados dos povos da Mesopotâmia e do Mediterrâneo, como do
Império Persa ou do Império Alexandrino, e entender a difusão da cultura
helênica pelo mundo.
●
Identificar as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no
Mediterrâneo e da difusão da cultura helênica pelo mundo. ● Relacionar o
conceito de “império” no mundo antigo com os processos de expansão, conquista e
contatos entre diversas culturas, por meio da análise sobre do Império Romano:
as guerras de conquista e expansão, a Pax Romana, e o papel de imperadores
marcantes, como Augusto, Claudio, Nero e/ou Trajano.
●
Identificar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre
populações em diferentes tempos e espaços, tendo como unidade de análise a
passagem da Idade Antiga para o Período Medieval, com destaque algum dos temas:
descentralização política, formação e expansão islâmica, configuração do Reino
Franco, bem como do próprio conceito de Idade Média. ● Identificar a
importância das escritas cuneiforme e hieróglifica dentro das sociedades da
Mesopotâmia e do Egito, com destaque para a relação dessas formas de escrita
com a organização da tributação
●
Compreender a importância da cultura material e/ou da arqueologia para o estudo
de sociedades antigas, principalmente daquelas de tradição oral.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.6.
LÍNGUA INGLESA 2.6.1. 6º ANO
● Utilizar expressões
empregadas em situações de interação e convívio social.
● Utilizar os pronomes do caso reto na redação de sentenças.
● Empregar cumprimentos formais e informais em diferentes
situações de interação social.
● Utilizar o presente do indicativo do verbo to be em
situações de identificação de pessoas.
● Empregar pronome adjetivo possessivo na redação de
sentenças.
● Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua
organização textual e palavras cognatas.
● Utilizar o tempo verbal do presente simples para descrever
rotinas.
● Utilizar o tempo verbal do presente contínuo para
descrever ações em progresso.


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