Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental 2.1.4. 8º ANO
Vejam abaixo os critérios que detalham as habilidades e competências que devem desenvolvidas pelos alunos do 8º Ano:
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Artigo 3º - O desempenho dos alunos no SARESP será usado como critério de seleção para participação no Programa Prontos pro Mundo.
Artigo 4º - O desempenho no SARESP para os alunos do 6º ao 9º ano, poderá ser usado como nota avaliativa do 4º bimestre até o máximo de 50% do resultado do aluno.
Artigo 6º - Os grêmios estudantis das escolas que alcançarem o Status Ouro ou Diamante serão premiados com os seguintes valores: I - R$ 50,00 (cinquenta reais) por aluno que atingir a meta para o Status Ouro; II - R$ 100,00 (cem reais) por aluno que atingir a meta para o Status Diamante.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.1.5.
8º ANO Matemática
● Reconhecer
diferentes representações de um mesmo número racional.
● Comparar
características de polígonos.
● Resolver
problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações
reais, como ângulo de visão.
● Resolver
problemas significativos que envolvem grandezas de medidas.
● Ordenar
números racionais, com ou sem suporte da reta numérica.
● Resolver
problemas que podem ser modelados por equações do 1º grau, do tipo ax + b = c.
●
Representar por meio de expressões algébricas regularidades observadas em
sequências numéricas.
● Utilizar
notação científica para representar números em diferentes contextos.
● Resolver
problemas que envolvem cálculo de porcentagens.
● Resolver
problemas de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou
radiciação envolvendo números racionais.
● Resolver
problema envolvendo o princípio multiplicativo.
● Resolver
problemas envolvendo grandezas (direta ou inversamente) proporcionais.
●
Identificar a regularidade de sequência numérica ou figural, recursiva ou não
recursiva.
● Reconhecer
a sequência numérica recursiva definida a partir de um fluxograma.
● Resolver
problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas.
● Comparar
quadriláteros para identificar semelhanças e diferenças entre suas
propriedades.
● Resolver
problemas envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
● Resolver
problemas envolvendo o cálculo da probabilidade de eventos.
● Resolver
problemas envolvendo o cálculo de valores de medidas de tendência central
(média, mediana e moda).
● Reconhecer
o gráfico que representa adequadamente um conjunto de dados de uma pesquisa.
●
Classificar polígonos de acordo com os seus lados ou ângulos
(convexo/não-convexo, regulares/não-regulares, classificação de triângulos e
quadriláteros)
● Comparar o
perímetro ou a área de polígonos a partir de mudança nas medidas de seus lados,
na resolução de problemas.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.2.5. 8º ANO - Língua Portuguesa
● Identificar, em notícias, o fato central, suas
principais circunstâncias e eventuais decorrências.
● Distinguir fato da opinião enunciada em relação a esse
mesmo fato.
● Inferir, em textos de diferentes gêneros (tirinhas,
charges, memes, gifs etc.) o efeito de humor, ironia e/ou crítica.
● Justificar diferenças ou semelhanças no tratamento dado
a uma mesma informação veiculada em textos diferentes.
● Reconhecer as relações coesivas estabelecidas entre as
partes de um texto, identificando substituições lexicais ou pronominais que
contribuem para a continuidade do texto.
● Identificar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e
argumentos em textos argumentativos.
● Identificar, em textos argumentativos, reivindicatórios
e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação
e negociação).
● Identificar em textos os termos constitutivos da oração
(sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).
● Reconhecer, em textos, os efeitos de sentido provocados
pelo uso de estratégias de modalização e argumentatividade.
● Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de
recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
● Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito
de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
● Identificar as características do gênero entrevista
e/ou sua funcionalidade nos contextos de publicação.
● Identificar o gênero textual reportagem e sua função
social em diferentes contextos de produção, circulação e recepção.
● Identificar recursos utilizados para impactar/chocar o
leitor no gênero reportagem.
● Identificar os elementos constitutivos do gênero artigo
de opinião (título, tese, argumentos, conclusão) e o tipo de linguagem
empregada.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.3. CIÊNCIAS 2.3.3. 8º ANO
●
Identificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia
utilizados em residências, comunidades ou cidades.
●
Identificar os componentes de um circuito elétrico (pilha/bateria, fios,
lâmpadas, outros dispositivos) bem como seu funcionamento em uma residência.
●
Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV,
rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia
(elétrica para térmica, luminosa, sonora, por exemplo).
●
Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência
(descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso.
●
Comparar as características de diferentes usinas de geração de energia elétrica
(termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), avaliar seus aspectos favoráveis
e desfavoráveis de acordo com os critérios de sustentabilidade, impacto
socioambientais e eficiência energética.
●
Compreender como ocorre a geração de energia elétrica em uma usina e/ou como
ocorre a distribuição da energia gerada.
●
Detalhamento das usinas especificadas nas aulas do escopo: termelétricas,
hidrelétricas, eólicas, solares, elétricas, nucleares, elétricas osmóticas.
Reconhecer o uso do hidrogênio de baixa emissão de carbono para produção de
energia.
●
Identificar o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas, propondo
modos de consumo mais sustentáveis para o processo de produção e consumo de
equipamentos eletrônicos
●
Descrever o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos na
prevenção da gravidez e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
●
Identificar sintomas, modos de transmissão e tratamento das principais
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), incluindo HIV/Aids.
●
Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade
humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
●
Reconhecer os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade
pré-adolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e
ao outro, e a vida.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.4. GEOGRAFIA 2.4.3. 8º ANO
● Definir os conceitos de demografia
relacionados aos processos populacionais. ● Identificar os principais fluxos
migratórios em diferentes contextos históricos, políticos, econômicos,
culturais e físico-naturais em diferentes períodos. ● Descrever as correntes e
fluxos migratórios contemporâneos da população mundial.
● Analisar
aspectos representativos da dinâmica demográfica tais como mudanças sociais,
culturais políticas, ambientais e econômicas decorrentes da transição
demográfica em diferentes regiões do mundo. ● Comparar a formação territorial
de países latino-americanos a partir das influências pré-colombiana e colonial.
● Identificar fatos, dados, situações e/ou fenômenos do processo de
globalização em diferentes manifestações culturais, políticas, econômicas,
ambientais e sociais, em diferentes lugares. ● Discutir a posição de liderança
global dos Estados Unidos e sua relação com os países que integram o
BRICS-Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em especial com o Brasil e
a China. ● Comparar indicadores socioeconômicos de países da América Latina e
África com os de potências tradicionais e emergentes na ordem mundial do
pós–guerra. ● Analisar conflitos e ações de movimentos sociais brasileiros e
latino-americanos, no campo e na cidade. ● Identificar as principais
problemáticas sociais, econômicas, demográficas, culturais, ambientais,
políticas, entre outras do processo de urbanização dos países
latino-americanos. ● Analisar as diferenças na apropriação dos espaços urbanos
a partir dos processos de exclusão social e segregação socioespacial ● Ler
mapas e outras formas de representações cartográficas sobre as redes e
dinâmicas urbanas e rurais (modo de vida e usos e ocupação do solo) na América
Latina e África. ● Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e
anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da América Latina e
África. ● Comparar as características populacionais, políticas, sociais,
econômicas e espaciais de países e grupos de países da América Latina e África
com países europeus e asiáticos. ● Analisar a atuação das organizações mundiais
nos processos de integração cultural e econômica, em especial nos continentes
americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses
processos. ● Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina
e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do
pós-guerra. ● Analisar os processos de desconcentração, descentralização e
recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e
chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.● Relacionar
as características do desenvolvimento científico e tecnológico com as
transformações dos tipos de trabalho e influências na economia dos espaços
urbanos e rurais de diferentes países da América e África.● Identificar os
padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos
produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos
da América e os países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)
● Reconhecer as principais características produtivas dos países
latinoamericanos, relacionando ou não com indicadores de desenvolvimento
econômico e social. ● Associar as paisagens da América Latina, por meio de
representações cartográficas, aos diferentes povos da região, com base em
aspectos da geomorfologia, da biogeografia, da hidrografia e da climatologia. ●
Comparar indicadores socioeconômicos de países da América Latina e/ou da África
com os de potências tradicionais e potências emergentes na ordem mundial do
pós-guerra. ● Comparar as características dos blocos regionais, especialmente
na América Latina. ● Relacionar as particularidades da distribuição, estrutura
e dinâmica da população com as condições de vida e de trabalho nas cidades
latinoamericanas.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.5. HISTÓRIA
2.5.3. 8º ANO
● Compreender o conceito de escravidão
moderna, suas especificidades e/ou diferenças em relação à escravidão praticada
no continente africano antes das Grandes Navegações.
●
Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e/ou do
Liberalismo, tais como as ideias de contrato social, liberdade, igualdade,
divisão dos poderes e a atitude crítica.
●
Relacionar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e/ou do Liberalismo
à organização do mundo contemporâneo.
●
Identificar os fatores que levaram à industrialização e/ou os impactos da
Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de
povos, produtos e culturas, com destaque para a Revolução Gloriosa e/ou a
exploração do trabalho infantil e feminino.
●
Relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e
no mundo.
●
Relacionar as rebeliões da América Portuguesa (como a Conjuração Mineira, a
Conjuração Baiana ou a Revolução Pernambucana) com os ideais iluministas.
●
Identificar as especificidades do processo de independência em diferentes
países latino-americanos em relação às formas de governo neles adotadas.
●
Identificar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos
nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
●
Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte
portuguesa, em 1808, até 1822 e/ou seus desdobramentos para a história política
brasileira.
●
Identificar mudanças e/ou permanências na forma de preconceitos, estereótipos e
violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas,
oriundas do período colonial. ● Identificar o equilíbrio das forças e os
sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo
Reinado.
●
Reconhecer a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos
movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do
Brasil.
●
Reconhecer os impactos das revoltas negras no Brasil do século XIX na ordem
escravocrata então vigente, com destaque para a Revolta dos Malês. ● Reconhecer
diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai e/ou suas implicações políticas e
econômicas nos países envolvidos.
●
Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre,
Sexagenário e Áurea, bem como reconhecer seus impactos na sociedade brasileira
do período imperial.
●
Identificar as características e/ou fases do processo da Revolução Francesa. ●
Identificar as principais características da Era Napoleônica, com destaque para
o Consulado, o expansionismo militar, o Bloqueio Continental e/ou a influência
deste período para a Independência do Brasil.
●
Identificar as formas de resistência à escravidão protagonizada pelos
escravizados ao longo do período colonial.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.6.
LÍNGUA INGLESA 2.6.3. 8º ANO
● Inferir informações e relações que
não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
● Utilizar as formas de adjetivos em situações de
comparação de qualidade ou quantidade tanto entre dois elementos quanto com um
grupo.
● Reconhecer prefixos e sufixos comuns utilizados na
formação de palavras em língua inglesa.
● Utilizar as formas superlativas de adjetivos para
comparar qualidades e quantidades.
● Utilizar formas verbais do futuro para descrever
planos, expectativas e fazer previsões.
● Utilizar os quantificadores some, any, many e much,
associando seu uso com substantivos contáveis e incontáveis.
● Reconhecer pronomes relativos para construir períodos
compostos por subordinação.
● Compreender o sentido global de textos, relacionando
suas principais partes e informações.
● Empregar o passado contínuo para produzir sentenças que
mostram relações de sequência e causalidade.
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