EE PROF.ÁLVARO JOSÉ DE SOUZA

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quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 - 8º Ano - Mat /L.P/ Ciê/ Geo/Hist./Inglês

 Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental     2.1.4. 8º ANO 

Vejam abaixo os critérios que detalham as habilidades e competências que devem  desenvolvidas pelos alunos do 8º Ano

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RESOLUÇÃO SEDUC N° 65, DE 17 DE SETEMBRO DE 2024

* Certificado de Mérito: alunos com nota igual ou superior a 8,0 
Artigo 3º - O desempenho dos alunos no SARESP será usado como critério de seleção para participação no Programa Prontos pro Mundo.
Artigo 4º - O desempenho no SARESP para os alunos do 6º ao 9º ano, poderá ser usado como nota avaliativa do 4º bimestre até o máximo de 50% do resultado do aluno. 
Artigo 6º - Os grêmios estudantis das escolas que alcançarem o Status Ouro ou Diamante serão premiados com os seguintes valores: I - R$ 50,00 (cinquenta reais) por aluno que atingir a meta para o Status Ouro; II - R$ 100,00 (cem reais) por aluno que atingir a meta para o Status Diamante.  

Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental      2.1.5. 8º ANO Matemática

● Reconhecer diferentes representações de um mesmo número racional.

● Comparar características de polígonos.

● Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

● Resolver problemas significativos que envolvem grandezas de medidas.

● Ordenar números racionais, com ou sem suporte da reta numérica.

● Resolver problemas que podem ser modelados por equações do 1º grau, do tipo ax + b = c.

● Representar por meio de expressões algébricas regularidades observadas em sequências numéricas.

● Utilizar notação científica para representar números em diferentes contextos.

● Resolver problemas que envolvem cálculo de porcentagens.

● Resolver problemas de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação envolvendo números racionais.

● Resolver problema envolvendo o princípio multiplicativo.

● Resolver problemas envolvendo grandezas (direta ou inversamente) proporcionais.

● Identificar a regularidade de sequência numérica ou figural, recursiva ou não recursiva.

● Reconhecer a sequência numérica recursiva definida a partir de um fluxograma.

● Resolver problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas.

● Comparar quadriláteros para identificar semelhanças e diferenças entre suas propriedades.

● Resolver problemas envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

● Resolver problemas envolvendo o cálculo da probabilidade de eventos.

● Resolver problemas envolvendo o cálculo de valores de medidas de tendência central (média, mediana e moda).

● Reconhecer o gráfico que representa adequadamente um conjunto de dados de uma pesquisa.

● Classificar polígonos de acordo com os seus lados ou ângulos (convexo/não-convexo, regulares/não-regulares, classificação de triângulos e quadriláteros)

● Comparar o perímetro ou a área de polígonos a partir de mudança nas medidas de seus lados, na resolução de problemas.

 

Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental   2.2.5. 8º ANO  - Língua Portuguesa

● Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.

● Distinguir fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.

● Inferir, em textos de diferentes gêneros (tirinhas, charges, memes, gifs etc.) o efeito de humor, ironia e/ou crítica.

● Justificar diferenças ou semelhanças no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em textos diferentes.

● Reconhecer as relações coesivas estabelecidas entre as partes de um texto, identificando substituições lexicais ou pronominais que contribuem para a continuidade do texto.

● Identificar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos.

● Identificar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação).

● Identificar em textos os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

● Reconhecer, em textos, os efeitos de sentido provocados pelo uso de estratégias de modalização e argumentatividade.

● Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

● Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

● Identificar as características do gênero entrevista e/ou sua funcionalidade nos contextos de publicação.

● Identificar o gênero textual reportagem e sua função social em diferentes contextos de produção, circulação e recepção.

● Identificar recursos utilizados para impactar/chocar o leitor no gênero reportagem.

● Identificar os elementos constitutivos do gênero artigo de opinião (título, tese, argumentos, conclusão) e o tipo de linguagem empregada.


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental     2.3. CIÊNCIAS    2.3.3. 8º ANO

● Identificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

● Identificar os componentes de um circuito elétrico (pilha/bateria, fios, lâmpadas, outros dispositivos) bem como seu funcionamento em uma residência.

● Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (elétrica para térmica, luminosa, sonora, por exemplo).

● Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso.

● Comparar as características de diferentes usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), avaliar seus aspectos favoráveis e desfavoráveis de acordo com os critérios de sustentabilidade, impacto socioambientais e eficiência energética.

● Compreender como ocorre a geração de energia elétrica em uma usina e/ou como ocorre a distribuição da energia gerada.

● Detalhamento das usinas especificadas nas aulas do escopo: termelétricas, hidrelétricas, eólicas, solares, elétricas, nucleares, elétricas osmóticas. Reconhecer o uso do hidrogênio de baixa emissão de carbono para produção de energia.

● Identificar o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas, propondo modos de consumo mais sustentáveis para o processo de produção e consumo de equipamentos eletrônicos

● Descrever o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos na prevenção da gravidez e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

● Identificar sintomas, modos de transmissão e tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), incluindo HIV/Aids.

● Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

● Reconhecer os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-adolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental 2.4. GEOGRAFIA 2.4.3. 8º ANO

 ● Definir os conceitos de demografia relacionados aos processos populacionais. ● Identificar os principais fluxos migratórios em diferentes contextos históricos, políticos, econômicos, culturais e físico-naturais em diferentes períodos. ● Descrever as correntes e fluxos migratórios contemporâneos da população mundial.

● Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica tais como mudanças sociais, culturais políticas, ambientais e econômicas decorrentes da transição demográfica em diferentes regiões do mundo. ● Comparar a formação territorial de países latino-americanos a partir das influências pré-colombiana e colonial. ● Identificar fatos, dados, situações e/ou fenômenos do processo de globalização em diferentes manifestações culturais, políticas, econômicas, ambientais e sociais, em diferentes lugares. ● Discutir a posição de liderança global dos Estados Unidos e sua relação com os países que integram o BRICS-Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em especial com o Brasil e a China. ● Comparar indicadores socioeconômicos de países da América Latina e África com os de potências tradicionais e emergentes na ordem mundial do pós–guerra. ● Analisar conflitos e ações de movimentos sociais brasileiros e latino-americanos, no campo e na cidade. ● Identificar as principais problemáticas sociais, econômicas, demográficas, culturais, ambientais, políticas, entre outras do processo de urbanização dos países latino-americanos. ● Analisar as diferenças na apropriação dos espaços urbanos a partir dos processos de exclusão social e segregação socioespacial ● Ler mapas e outras formas de representações cartográficas sobre as redes e dinâmicas urbanas e rurais (modo de vida e usos e ocupação do solo) na América Latina e África. ● Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da América Latina e África. ● Comparar as características populacionais, políticas, sociais, econômicas e espaciais de países e grupos de países da América Latina e África com países europeus e asiáticos. ● Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica, em especial nos continentes americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos. ● Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. ● Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.● Relacionar as características do desenvolvimento científico e tecnológico com as transformações dos tipos de trabalho e influências na economia dos espaços urbanos e rurais de diferentes países da América e África.● Identificar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ● Reconhecer as principais características produtivas dos países latinoamericanos, relacionando ou não com indicadores de desenvolvimento econômico e social. ● Associar as paisagens da América Latina, por meio de representações cartográficas, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia, da hidrografia e da climatologia. ● Comparar indicadores socioeconômicos de países da América Latina e/ou da África com os de potências tradicionais e potências emergentes na ordem mundial do pós-guerra. ● Comparar as características dos blocos regionais, especialmente na América Latina. ● Relacionar as particularidades da distribuição, estrutura e dinâmica da população com as condições de vida e de trabalho nas cidades latinoamericanas. 


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental 2.5. HISTÓRIA    2.5.3. 8º ANO

 ● Compreender o conceito de escravidão moderna, suas especificidades e/ou diferenças em relação à escravidão praticada no continente africano antes das Grandes Navegações.

● Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e/ou do Liberalismo, tais como as ideias de contrato social, liberdade, igualdade, divisão dos poderes e a atitude crítica.

● Relacionar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e/ou do Liberalismo à organização do mundo contemporâneo.

● Identificar os fatores que levaram à industrialização e/ou os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas, com destaque para a Revolução Gloriosa e/ou a exploração do trabalho infantil e feminino.

● Relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

● Relacionar as rebeliões da América Portuguesa (como a Conjuração Mineira, a Conjuração Baiana ou a Revolução Pernambucana) com os ideais iluministas.

● Identificar as especificidades do processo de independência em diferentes países latino-americanos em relação às formas de governo neles adotadas.

● Identificar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.

● Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e/ou seus desdobramentos para a história política brasileira.

● Identificar mudanças e/ou permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas, oriundas do período colonial. ● Identificar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.

● Reconhecer a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

● Reconhecer os impactos das revoltas negras no Brasil do século XIX na ordem escravocrata então vigente, com destaque para a Revolta dos Malês. ● Reconhecer diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai e/ou suas implicações políticas e econômicas nos países envolvidos.

● Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como reconhecer seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.

● Identificar as características e/ou fases do processo da Revolução Francesa. ● Identificar as principais características da Era Napoleônica, com destaque para o Consulado, o expansionismo militar, o Bloqueio Continental e/ou a influência deste período para a Independência do Brasil.

● Identificar as formas de resistência à escravidão protagonizada pelos escravizados ao longo do período colonial.


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental  2.6. LÍNGUA INGLESA    2.6.3. 8º ANO

 ● Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

● Utilizar as formas de adjetivos em situações de comparação de qualidade ou quantidade tanto entre dois elementos quanto com um grupo.

● Reconhecer prefixos e sufixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

● Utilizar as formas superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.

● Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos, expectativas e fazer previsões.

● Utilizar os quantificadores some, any, many e much, associando seu uso com substantivos contáveis e incontáveis.

● Reconhecer pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação.

● Compreender o sentido global de textos, relacionando suas principais partes e informações.

● Empregar o passado contínuo para produzir sentenças que mostram relações de sequência e causalidade.

  

 

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