Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental 2.1.4. 7º ANO
Vejam abaixo os critérios que detalham as habilidades e competências que devem desenvolvidas pelos alunos do 7 Ano:
https://youtu.be/QEQPu9I13CU?feature=shared
Artigo 3º - O desempenho dos alunos no SARESP será usado como critério de seleção para participação no Programa Prontos pro Mundo.
Artigo 4º - O desempenho no SARESP para os alunos do 6º ao 9º ano, poderá ser usado como nota avaliativa do 4º bimestre até o máximo de 50% do resultado do aluno.
Artigo 6º - Os grêmios estudantis das escolas que alcançarem o Status Ouro ou Diamante serão premiados com os seguintes valores: I - R$ 50,00 (cinquenta reais) por aluno que atingir a meta para o Status Ouro; II - R$ 100,00 (cem reais) por aluno que atingir a meta para o Status Diamante.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.1.4. 7º ANO – Matemática
● Reconhecer diferentes
representações de um mesmo número racional.
●
Classificar números naturais em primos ou compostos.
● Resolver
problemas simples que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade, cujo
resultado seja um número natural.
● Comparar
características de polígonos.
● Resolver
problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações
reais, como ângulo de visão.
● Resolver
problemas significativos que envolvem grandezas de medidas.
● Ordenar
números inteiros, com ou sem suporte da reta numérica.
● Ordenar
números racionais, com ou sem suporte da reta numérica.
● Ordenar
números racionais, com ou sem suporte da reta numérica.
● Resolver
problemas que envolvam as ideias de múltiplo e divisor.
● Resolver
problemas que envolvam porcentagens.
● Resolver
problemas envolvendo operações com números inteiros.
● Resolver
problemas envolvendo as operações com números racionais.
● Resolver
problemas que podem ser modelados por equações do 1º grau, do tipo ax + b = c.
● Expressar
por meio de uma fração a razão entre partes de uma grandeza e partes da mesma
ou partes de outra grandeza, na resolução de problemas.
● Resolver
problema envolvendo proporção entre duas grandezas.
● Reconhecer
transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da
multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
●
Identificar, no plano cartesiano, figuras obtidas por uma ou mais
transformações geométricas (translação, reflexão e rotação).
● Resolver
problemas envolvendo propriedades angulares de polígonos.
● Reconhecer
as condições de existência para a construção de um triângulo, em relação às
medidas dos lados ou a soma de seus ângulos internos.
● Resolver
problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.
● Resolver
problemas envolvendo o cálculo de probabilidade de eventos simples.
●
Reconhecer/identificar a localização de polígonos no plano cartesiano através
da coordenada dos vértices.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.2.4.
7º ANO Língua Portuguesa
● Identificar, em notícias, o fato central, suas
principais circunstâncias e eventuais decorrências.
● Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em
diferentes veículos e mídias.
● Recuperar relações entre partes de um texto,
identificando substituições lexicais ou pronominais que contribuem para a
continuidade do texto.
● Reconhecer a intertextualidade entre os textos
literários entre si ou entre estes e outros textos ou outras manifestações
artísticas.
● Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de
recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
● Reconhecer os efeitos de sentido dos tempos, modos e/ou
vozes verbais com base no gênero textual e na intenção comunicativa.
● Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de
estratégias de modalização e argumentatividade.
● Reconhecer o sentido da relação estabelecida em
períodos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções
que expressem soma de sentido ou oposição de sentidos.
● Inferir a presença de valores sociais, culturais e
humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo
nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades,
sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico
de sua produção.
● Reconhecer em textos de diferentes gêneros as
variedades da língua falada, o conceito de norma-culta e o de preconceito
linguístico.
● Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o
efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.3. CIÊNCIAS 2.3.2.
7º ANO
●
Reconhecer a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples para a
realização de tarefas mecânicas cotidianas.
●
Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de
equilíbrio termodinâmico cotidianas.
● Avaliar
o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o
funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
●
Justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na
vida cotidiana, a partir do conhecimento sobre as formas de propagação do
calor.
●
Identificar as formas de propagação do calor no funcionamento de alguns
equipamentos, como garrafa térmica, coletor solar etc.
●
Relacionar o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao
longo do tempo a questões econômicas e problemas socioambientais causados pela
produção e uso desses materiais e máquinas.
●
Diferenciar combustíveis renováveis e não renováveis, considerando suas
origens, processos de produção e impactos ambientais provocados.
●
Reconhecer mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais
e tecnologias (como automação e informatização).
●
Identificar características do clima e paisagem (fisionomia) e da biota
predominantes nos ecossistemas brasileiros.
●
Reconhecer como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos
componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas
populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de
hábitos, migração etc.
●
Identificar as unidades de conservação existentes no território paulista, suas
características e importância em relação à preservação, à conservação e ao uso
sustentável.
●
Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na
análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade
infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação
hídrica, atmosférica, entre outras) e dos resultados de políticas públicas
destinadas à saúde.
●
Compreender o funcionamento do sistema imunológico na imunidade adquirida por
meio de vacinas ou a produção de anticorpos por meio de infecções.
●
Reconhecer o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual
e coletiva e para a erradicação de doenças.
●
Identificar as principais características de vírus e bactérias e/ou as
principais patologias que provocam no organismo humano.
●
Compreender o uso da tecnologia nas diferentes dimensões humanas e os impactos
ambientais causados.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.4. GEOGRAFIA 2.4.2. 7º ANO
● Explicar o processo de formação do
território brasileiro seus limites e fronteiras em diferentes tempos. ●
Identificar em registros histórico-geográficos as formas de organização
político-administrativa do Brasil e do estado de São Paulo em diferentes tempos
●
Identificar as divisões regionais do IBGE e outras propostas de regionalização
tais como os Complexos Regionais ou as regiões Geoeconômicas e suas
características culturais, econômicas, naturais, políticas e sociais. ●
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação
socioeconômica e territorial do Brasil, em especial do estado de São Paulo.
●
Identificar os processos migratórios internos e externos, reconhecendo as
contribuições dos africanos, europeus, asiáticos entre outros na formação da
sociedade brasileira em diferentes regiões, em especial no estado de São Paulo.
● Identificar, em registros histórico-geográficos, características dos povos
indígenas, comunidades remanescentes de quilombos, povos das florestas e do
cerrado, ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da
cidade em diferentes lugares e tempos.
● Analisar a
distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade
étnica-racial e cultural e de outros indicadores demográficos tais como renda,
sexo, gênero, idade, entre outros nas regiões brasileiras. ● Identificar
fenômenos socioespaciais representativos das primeiras fases do processo de
globalização em diferentes lugares.
● Discutir
como os processos produtivos, a circulação e o consumo de mercadorias provocam
impactos socioambientais e influem nas relações de trabalho e na distribuição
de riquezas em diferentes lugares.
● Analisar o
papel das redes de transporte e comunicação no estabelecimento de fluxos
materiais e imateriais em escala global. ● Relacionar os processos de
industrialização e inovação tecnológica às transformações socioeconômicas,
políticas, culturais e ambientais do território brasileiro.
● Ler mapas
temáticos com base em informações históricas, demográficas, sociais e
econômicas do território brasileiro. ● Comparar as regiões brasileiras em
diferentes tempos a partir de indicadores socioeconômicos.
●
Identificar os domínios morfoclimáticos no território brasileiro. ● Identificar
generalidades e particularidades dos biomas brasileiros, em especial no estado
de São Paulo. ● Identificar os tipos de Unidades de Conservação e respectivos
papeis na conservação e preservação da biodiversidade nas regiões brasileiras.
● Analisar o
papel dos Territórios Quilombolas, Terras Indígenas e Reservas Extrativistas na
conservação e preservação da natureza no Brasil, em especial no estado de São
Paulo.
● Analisar
as influências indígenas e africanas na formação da cultura brasileira
●
Identificar elementos das paisagens das regiões brasileiras, em especial a
região sudeste, em diferentes produções culturais.
● Analisar
fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período
mercantilista e o advento do capitalismo, nos seus aspectos econômicos,
políticos, sociais, culturais e ambientais em diferentes lugares.
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.5. HISTÓRIA
2.5.2. 7º ANO
● Identificar as principais características e
significados dos Humanismos e dos Renascimentos, relacionados ao processo de
expansão marítima, tais como: teocentrismo x antropocentrismo; valorização da
ciência; redefinição do método científico; inovações tecnológicas (telescópio/
imprensa).
●
Relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais
e sociais do período moderno na Europa e na América. ● Identificar as
principais características das monarquias europeias, com vistas à compreensão
das razões da centralização política, através de temas como: o conceito de
Absolutismo e de Centralização política e/ou seus principais teóricos (Jacques
Bossuet, Thomas Hobbes e/ou Nicolau Maquiavel) .
●
Reconhecer as formas de organização das sociedades americanas no tempo da
conquista, tendo em vista os mecanismos de alianças, trocas comerciais,
confrontos ou resistências.
●
Reconhecer os diferentes impactos da conquista europeia da América para as
populações ameríndias. ● Reconhecer diferentes sedimentações das dinâmicas
sociais, econômicas e/ou políticas da América Espanhola e/ou Portuguesa no
período colonial, com base em diferentes tipos de fontes históricas. ●
Identificar conexões, interações ou consequências do contato entre as
sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto
das Grandes Navegações.
●
Identificar aspectos e especificidades das sociedades africanas e americanas
antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização
social e para o desenvolvimento de saberes e técnicas. ● Compreender as ações e
lógicas mercantis dos europeus visando ao domínio no mundo atlântico.
●
Identificar as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas por
meio de suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente, com
destaque para o mercantilismo, as rotas comerciais da África Ocidental, reinos
do Benin e/ou Daomé.
●
Reconhecer as formas de resistência à escravidão na América Portuguesa ou
Relacionar o racismo da contemporaneidade ao processo de escravização das
populações africanas e afrodescendentes no período colonial. ● Explorar as
razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
●
Compreender as características do trabalho durante a Idade Média, com destaque
para as funções laborais de alguns dos estamentos. ● Compreender o significado
de “modernidade” em diferentes temas. ● Compreender o contexto histórico que
levou ao surgimento da Reforma Protestante (Crise do Feudalismo), bem como a
defesa das teses dos primeiros reformadores (John Wyclif, Jan Huss e Anne
Askew).
●
Identificar os principais elementos da visão europeia sobre os continentes
africano e americano durante a modernidade. ● Relacionar as navegações no
Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI com os avanços científicos,
às novas rotas, às relações comerciais e/ou interações culturais até então
estabelecidas.
● Identificar os saberes e as técnicas dos povos originários da Mesoamérica e/ou da América Andina antes da chegada dos europeus, com destaque para as técnicas agrícolas, a engenharia, a metalurgia e/ou as redes de estrada
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de
Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a
turmas do Ensino Fundamental 2.6.
LÍNGUA INGLESA 2.6.2. 7º ANO
● Inferir o
sentido global de um texto, utilizando elementos linguísticos simples, com base
em leitura rápida.
● Reconhecer os elementos de sujeito e/ou de objeto
presentes em uma frase, por meio da utilização de pronomes a eles relacionados.
● Utilizar o verbo modal can para descrever habilidades.
● Identificar verbos regulares e irregulares no tempo
verbal do passado, na construção de frases.
● Descrever ações ocorridas utilizando tempo verbal do
passado simples.
● Localizar informações específicas em um texto.
● Empregar o passado contínuo para produzir sentenças que
mostram relações de sequência e causalidade.
● Utilizar o tempo verbal do presente simples para
descrever rotinas.
● Utilizar o tempo verbal do presente contínuo para
descrever ações em progresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário