EE PROF.ÁLVARO JOSÉ DE SOUZA

EE PROF.ÁLVARO JOSÉ DE SOUZA

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 - 7 Ano - Mat /L.P/ Ciê/ Geo/Hist./Inglês

 Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental     2.1.4. 7º ANO

Vejam abaixo os critérios que detalham as habilidades e competências que devem  desenvolvidas pelos alunos do 7 Ano


Link para ver as novidades do SARESP   

https://youtu.be/QEQPu9I13CU?feature=shared    



RESOLUÇÃO SEDUC N° 65, DE 17 DE SETEMBRO DE 2024

* Certificado de Mérito: alunos com nota igual ou superior a 8,0 
Artigo 3º - O desempenho dos alunos no SARESP será usado como critério de seleção para participação no Programa Prontos pro Mundo.
Artigo 4º - O desempenho no SARESP para os alunos do 6º ao 9º ano, poderá ser usado como nota avaliativa do 4º bimestre até o máximo de 50% do resultado do aluno. 
Artigo 6º - Os grêmios estudantis das escolas que alcançarem o Status Ouro ou Diamante serão premiados com os seguintes valores: I - R$ 50,00 (cinquenta reais) por aluno que atingir a meta para o Status Ouro; II - R$ 100,00 (cem reais) por aluno que atingir a meta para o Status Diamante.  


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental     2.1.4. 7º ANO – Matemática

 ● Reconhecer diferentes representações de um mesmo número racional.

● Classificar números naturais em primos ou compostos.

● Resolver problemas simples que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade, cujo resultado seja um número natural.

● Comparar características de polígonos.

● Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

● Resolver problemas significativos que envolvem grandezas de medidas.

● Ordenar números inteiros, com ou sem suporte da reta numérica.

● Ordenar números racionais, com ou sem suporte da reta numérica.

● Ordenar números racionais, com ou sem suporte da reta numérica.

● Resolver problemas que envolvam as ideias de múltiplo e divisor.

● Resolver problemas que envolvam porcentagens.

● Resolver problemas envolvendo operações com números inteiros.

● Resolver problemas envolvendo as operações com números racionais.

● Resolver problemas que podem ser modelados por equações do 1º grau, do tipo ax + b = c.

● Expressar por meio de uma fração a razão entre partes de uma grandeza e partes da mesma ou partes de outra grandeza, na resolução de problemas.

● Resolver problema envolvendo proporção entre duas grandezas.

● Reconhecer transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.

● Identificar, no plano cartesiano, figuras obtidas por uma ou mais transformações geométricas (translação, reflexão e rotação).

● Resolver problemas envolvendo propriedades angulares de polígonos.

● Reconhecer as condições de existência para a construção de um triângulo, em relação às medidas dos lados ou a soma de seus ângulos internos.

● Resolver problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.

● Resolver problemas envolvendo o cálculo de probabilidade de eventos simples.

● Reconhecer/identificar a localização de polígonos no plano cartesiano através da coordenada dos vértices.


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental  2.2.4. 7º ANO Língua Portuguesa

● Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.

● Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias.

● Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais ou pronominais que contribuem para a continuidade do texto.

● Reconhecer a intertextualidade entre os textos literários entre si ou entre estes e outros textos ou outras manifestações artísticas.

● Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

● Reconhecer os efeitos de sentido dos tempos, modos e/ou vozes verbais com base no gênero textual e na intenção comunicativa.

● Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade.

● Reconhecer o sentido da relação estabelecida em períodos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções que expressem soma de sentido ou oposição de sentidos.

● Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

● Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma-culta e o de preconceito linguístico.

● Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais.

 

Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental     2.3. CIÊNCIAS   2.3.2. 7º ANO

● Reconhecer a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

● Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

● Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

● Justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, a partir do conhecimento sobre as formas de propagação do calor.

● Identificar as formas de propagação do calor no funcionamento de alguns equipamentos, como garrafa térmica, coletor solar etc.

● Relacionar o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo a questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

● Diferenciar combustíveis renováveis e não renováveis, considerando suas origens, processos de produção e impactos ambientais provocados.

● Reconhecer mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).

● Identificar características do clima e paisagem (fisionomia) e da biota predominantes nos ecossistemas brasileiros.

● Reconhecer como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

● Identificar as unidades de conservação existentes no território paulista, suas características e importância em relação à preservação, à conservação e ao uso sustentável.

● Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

● Compreender o funcionamento do sistema imunológico na imunidade adquirida por meio de vacinas ou a produção de anticorpos por meio de infecções.

● Reconhecer o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

● Identificar as principais características de vírus e bactérias e/ou as principais patologias que provocam no organismo humano.

● Compreender o uso da tecnologia nas diferentes dimensões humanas e os impactos ambientais causados.


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental 2.4. GEOGRAFIA 2.4.2. 7º ANO

 ● Explicar o processo de formação do território brasileiro seus limites e fronteiras em diferentes tempos. ● Identificar em registros histórico-geográficos as formas de organização político-administrativa do Brasil e do estado de São Paulo em diferentes tempos

● Identificar as divisões regionais do IBGE e outras propostas de regionalização tais como os Complexos Regionais ou as regiões Geoeconômicas e suas características culturais, econômicas, naturais, políticas e sociais. ● Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, em especial do estado de São Paulo.

● Identificar os processos migratórios internos e externos, reconhecendo as contribuições dos africanos, europeus, asiáticos entre outros na formação da sociedade brasileira em diferentes regiões, em especial no estado de São Paulo. ● Identificar, em registros histórico-geográficos, características dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos, povos das florestas e do cerrado, ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade em diferentes lugares e tempos.

● Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnica-racial e cultural e de outros indicadores demográficos tais como renda, sexo, gênero, idade, entre outros nas regiões brasileiras. ● Identificar fenômenos socioespaciais representativos das primeiras fases do processo de globalização em diferentes lugares.

● Discutir como os processos produtivos, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos socioambientais e influem nas relações de trabalho e na distribuição de riquezas em diferentes lugares.

● Analisar o papel das redes de transporte e comunicação no estabelecimento de fluxos materiais e imateriais em escala global. ● Relacionar os processos de industrialização e inovação tecnológica às transformações socioeconômicas, políticas, culturais e ambientais do território brasileiro.

● Ler mapas temáticos com base em informações históricas, demográficas, sociais e econômicas do território brasileiro. ● Comparar as regiões brasileiras em diferentes tempos a partir de indicadores socioeconômicos.

● Identificar os domínios morfoclimáticos no território brasileiro. ● Identificar generalidades e particularidades dos biomas brasileiros, em especial no estado de São Paulo. ● Identificar os tipos de Unidades de Conservação e respectivos papeis na conservação e preservação da biodiversidade nas regiões brasileiras.

● Analisar o papel dos Territórios Quilombolas, Terras Indígenas e Reservas Extrativistas na conservação e preservação da natureza no Brasil, em especial no estado de São Paulo.

● Analisar as influências indígenas e africanas na formação da cultura brasileira

● Identificar elementos das paisagens das regiões brasileiras, em especial a região sudeste, em diferentes produções culturais.

● Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo, nos seus aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e ambientais em diferentes lugares.


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental 2.5. HISTÓRIA   2.5.2. 7º ANO

 ● Identificar as principais características e significados dos Humanismos e dos Renascimentos, relacionados ao processo de expansão marítima, tais como: teocentrismo x antropocentrismo; valorização da ciência; redefinição do método científico; inovações tecnológicas (telescópio/ imprensa).

● Relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América. ● Identificar as principais características das monarquias europeias, com vistas à compreensão das razões da centralização política, através de temas como: o conceito de Absolutismo e de Centralização política e/ou seus principais teóricos (Jacques Bossuet, Thomas Hobbes e/ou Nicolau Maquiavel) .

● Reconhecer as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista, tendo em vista os mecanismos de alianças, trocas comerciais, confrontos ou resistências.

● Reconhecer os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias. ● Reconhecer diferentes sedimentações das dinâmicas sociais, econômicas e/ou políticas da América Espanhola e/ou Portuguesa no período colonial, com base em diferentes tipos de fontes históricas. ● Identificar conexões, interações ou consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das Grandes Navegações.

● Identificar aspectos e especificidades das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e para o desenvolvimento de saberes e técnicas. ● Compreender as ações e lógicas mercantis dos europeus visando ao domínio no mundo atlântico.

● Identificar as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas por meio de suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente, com destaque para o mercantilismo, as rotas comerciais da África Ocidental, reinos do Benin e/ou Daomé.

● Reconhecer as formas de resistência à escravidão na América Portuguesa ou Relacionar o racismo da contemporaneidade ao processo de escravização das populações africanas e afrodescendentes no período colonial. ● Explorar as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.

● Compreender as características do trabalho durante a Idade Média, com destaque para as funções laborais de alguns dos estamentos. ● Compreender o significado de “modernidade” em diferentes temas. ● Compreender o contexto histórico que levou ao surgimento da Reforma Protestante (Crise do Feudalismo), bem como a defesa das teses dos primeiros reformadores (John Wyclif, Jan Huss e Anne Askew).

● Identificar os principais elementos da visão europeia sobre os continentes africano e americano durante a modernidade. ● Relacionar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI com os avanços científicos, às novas rotas, às relações comerciais e/ou interações culturais até então estabelecidas.

● Identificar os saberes e as técnicas dos povos originários da Mesoamérica e/ou da América Andina antes da chegada dos europeus, com destaque para as técnicas agrícolas, a engenharia, a metalurgia e/ou as redes de estrada


Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental  2.6. LÍNGUA INGLESA   2.6.2. 7º ANO

 ● Inferir o sentido global de um texto, utilizando elementos linguísticos simples, com base em leitura rápida.

● Reconhecer os elementos de sujeito e/ou de objeto presentes em uma frase, por meio da utilização de pronomes a eles relacionados.

● Utilizar o verbo modal can para descrever habilidades.

● Identificar verbos regulares e irregulares no tempo verbal do passado, na construção de frases.

● Descrever ações ocorridas utilizando tempo verbal do passado simples.

● Localizar informações específicas em um texto.

● Empregar o passado contínuo para produzir sentenças que mostram relações de sequência e causalidade.

● Utilizar o tempo verbal do presente simples para descrever rotinas.

● Utilizar o tempo verbal do presente contínuo para descrever ações em progresso.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital Eleitoral Grêmio 2025

  Em 21 de Fevereiro de 2025, houve o lançamento do Edital Eleitoral do Grêmio Estudantil  com as datas para inscrições das chapas interessa...