Escola
Estadual Álvaro José de Souza
Projeto de
Visitação à Escola do Meio Ambiente (EMA)
Professores Responsáveis: Beatriz Vieira Ramos Pereira e
Ricardo
Anos: 6°s A, B e C; 7°s A, B e C; 8°s A,
B e C; 9°s A, B e C.
Introdução
e justificativa
A
escola é caracterizada como um espaço físico de construção de conhecimentos,
onde a(o)s discentes adquirem conteúdos, trabalham habilidades para formar
competências. Porém este espaço físico não está mais restrito aos muros da
instituição, sendo expandido para um contexto social na qual se insere. Além
disso, os lugares de aprendizado se fazem do conjunto salas de aulas,
dependências da escola, casa da(o)s discentes e outros lugares (Plano de Gestão
Pedagógica, 2021-2024).
Assim
sendo, visitas pedagógicas a outras instituições de ensino e pesquisa, parque
municipais e estaduais, museus, bibliotecas e centros de cultura acrescentam no
processo de ensino-aprendizagem da(o)s discentes e bem como no fazer pedagógico
da(o)s docentes que se apropriam desta ferramenta.
Unidades
temáticas contempladas na visitação: Terra e Universo; Vida e
Evolução.
Objetos
de conhecimento contemplados na visitação: Forma, estrutura e
movimentos da Terra; Diversidade de ecossistemas Fenômenos naturais e impactos
ambientais.
Habilidades
contempladas na visitação:
- EF06CI12 – Identificar e
descrever as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra, da estrutura
interna à atmosfera, e suas principais características.
- EF07CI07 – Caracterizar os
principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao
tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
- EF07CI18* - Identificar as
unidades de conservação existentes no território paulista e argumentar sobre
suas características e importância em relação à preservação, à conservação e ao
uso sustentável.
- EF09CI12A – Discutir a
importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e
do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias
hidrográficas.
- EF09CI13 – Propor
iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da
comunidade e/ou da cidade, com base na análise de ações de consumo consciente e
de sustentabilidade bem-sucedidas.
Objetivos:
- Promover um contato direto entre
os estudantes a natureza;
- Desenvolver a consciência de
cuidado com o meio ambiente;
- Promover atitudes de responsabilidade e cidadania, agindo
coletivamente com autonomia, responsabilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões baseadas em princípios éticos, sustentáveis, inclusivos e
solidários (competência geral da BNCC).
A(o)s
aluna(o)s farão a visita a Escola do Meio Ambiente (EMA) nos dias (10/03 - 6°C; 13/03 - 6°B; 14/03 -
6°A; 15/03 - 7°B; 16/03 - 7°A; 20/03 - 7°C; 22/03 - 8°A; 23/03 - 8°B; 24/03 -
8°C; 27/03 - 9°A; 28/03 - 9°C; 29/03 - 9°B) sob a responsabilidade da Professora Beatriz e professor Ricardo. Não
haverá prejuízo das aulas para a(o)s aluna(o)s que não quiserem ou puderem ir a
vista pedagógica.
Referências
Plano de Gestão Escolar
Escola Estadual Álvaro José de Souza, quadriênio 2021-2024.
Currículo Paulista, 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário